quinta-feira, 15 de abril de 2010

14 º semanas

Bom dia meninas, sei sei que agora só falo de grávidez, mas fazer o que né, rsrsrs.


Então hoje estou colocando o pé no quarto mês de gestação, todo mundo fala nossa como ta passando rápido, mas não acho não, ando muito ansiosa, cansada, emotiva.
Obrigada por todos os comentários do ultimo post, é tão recomfortante saber que tem gente que mesmo sem me conhecer, perde um minutinho do seu tempo para mandar um carinho pra mim.

Agora vamos lá,

O que passei nesse 1º trimestre de gestação.

1º sintoma foi a tontura: (como tenho laririntite já estou acostuma a viver tonta, rsrsr)

No comecinho da gravidez, você pode sentir vertigem e ondas de náusea, porque seu fluxo sanguíneo está se adaptando ao aumento do volume de sangue no sistema circulatório. No segundo trimestre, o útero pode pressionar os vasos sanguíneos, o que também pode provocar sensação de tontura. E é bem comum sentir vertigem uma vez ou outra ao longo de toda a gravidez, por vários motivos:

• Você está há muito tempo sem comer e sua taxa de glicemia no sangue fica baixa (principalmente no fim da tarde).

• Você está com muito calor.
• Você se levanta muito rápido (hipotensão postural). Quando isso acontece, o sangue não tem tempo suficiente para chegar ao cérebro, provocando a tontura. Quem tem pressão baixa tende mais a ter esse problema.

2º Cansaço e Sono: (tive muito e tenho ainda)


Você não está sozinha! A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão. Até quem costuma ficar acordada até tarde de repente se vê tendo de fazer força para manter os olhos abertos diante do programa preferido na TV, à noite, ou mesmo no cinema.

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre. Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.



3 sintoma Enjoos: (isso me acompanha até hoje)
Na maioria dos casos os enjoos tendem a ficar para trás depois do primeiro trimestre da gestação, porém existe uma pequena parcela de mulheres que também com eles no segundo e até no terceiro trimestres. Embora não seja comum, isso pode acontecer.

Converse com seu obstetra se já tiver passado dos três primeiros meses e ainda estiver com náusea e vômitos. Além, claro, do desconforto, o enjoo que não cessa pode atrapalhar seu ganho de peso adequado, assim como provocar desidratação.
Episódios muito longos e severos de vômito durante a gravidez podem ser arriscados para o bebê. Há pesquisas que os ligam a maior risco de a criança nascer prematura ou pequena demais por desnutrição. Por outro lado, um estudo bastante recente demonstrou que mulheres hospitalizadas devido a quadros mais graves de vômito que conseguiram mesmo assim ganhar ao menos sete quilos na gestação não tiveram filhos com mais problemas do que as outras.
Para boa parte das futuras mamães, os enjoos começam por volta da 5a semana e vão embora lá pela 14a. Cerca de 75 por cento das grávidas acaba tendo o temido enjoo no primeiro trimestre, segundo o pesquisador norte-americano George Macones. Embora o enjoo seja pior pela manhã para muitas mulheres, ele pode aparecer a qualquer hora do dia ou da noite.

Tente aliviar um pouco os sintomas alimentando-se com mais frequência (pelo menos cinco vezes ao dia, com lanchinhos entre café-da-manhã, almoço e jantar) e tendo sempre à mão alguma coisa para comer a fim de aliviar aquela sensação de buraco no estômago.
Fique alerta para náusea e vômitos repentinos no segundo e terceiro trimestres, porque eles podem indicar algum problema de fato, como uma virose forte ou intoxicação alimentar. Procure seu médico se vomitar por mais de um dia seguido, já que isso pode levar à desidratação.


4 sintoma, Seios Doloridos: ( ai como dóie, agora já esta melhorzinho)
Um dos primeiros sinais da gravidez é ficar com os seios extremamente sensíveis e doloridos. Algumas mulheres chegam a sentir tamanha sensibilidade na área que até o toque da camisola contra a pele as incomoda. Se esse for seu caso, use um sutiã de algodão bem confortável durante a noite.

A sensação dolorida nos seios costuma passar após o primeiro trimestre de gravidez, quando o nível crescente de hormônios se estabiliza e seu corpo se habitua a eles.

5 sintoma, vontade frequente de urinar: (nossa isso é chato, ainda mais no frio)

As idas constantes ao banheiro para fazer xixi são uma marca da gestação, especialmente durante o primeiro e o último trimestre. Na verdade, isso chega a ser um dos sinais iniciais da gravidez, como parte da grande mudança hormonal no seu sistema. Mais tarde, o tamanho aumentado do útero diminui a capacidade da bexiga, bem no momento em que você está produzindo um volume maior de urina. Mesmo com a bexiga vazia, você pode ter a sensação de que ela está cheia, por causa da pressão. Além disso, as gestantes às vezes têm dificuldade de esvaziar a bexiga complemente -- outro motivo para o xixi mais frequente.

6 sintoma, dor de cabeça: ( ai isso é chato de mais, eu que já tenho enxaqueca só piorou)

Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, em especial no primeiro trimestre. Se você sempre teve uma tendência às cefaléias, a gestação pode agravar o problema. Os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, mas apostam nas mudanças hormonais que revolucionam seu corpo, e nas alterações na circulação sanguínea. Deixar de consumir bebidas ricas em cafeína (o que é muito positivo para a gravidez) pode ter o efeito colateral de acabar provocando dor de cabeça. Entre outros possíveis responsáveis pela dor estão o cansaço permanente, a congestão nasal, o estresse e a fome.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, as dores de cabeça da gravidez tendem a diminuir ou ir embora no segundo trimestre. Os médicos acreditam que isso acontece porque o fluxo de hormônios se estabiliza, e o corpo se acostuma às alterações químicas que sofreu.

Já as enxaquecas (um tipo de dor atribuído ao funcionamento anormal dos vasos sanguíneos da cabeça) são outra história. Para algumas mulheres que sofrem do mal, ele até melhora na gravidez, mas para outras os episódios de dor se tornam mais frequentes e mais intensos.

Bom acho que é isso que eu passei no primeiro trimestre.

Coisa pouca meninas, rsrsrsr.


Agora vamos ao que me espera no segundo trimestre, que sempre é mais tranquilo.



Desenvolvimento Fetal:
O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.

Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana. ( já fizemos e está tudo certo)

Pelo ultra-som, o médico mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebê, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congênitos. Talvez seu obstetra recomende a realização de uma amniocentese entre a 15a e a 18a semana de gravidez.

A indicação costuma ser feita para mulheres com mais de 35 anos ou com histórico de problemas genéticos, mas é a família que decide se ela deve ser feita ou não. (não é o meu caso)

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.



Bem meninas Domingo quero aproveitar para fotografar o barrigão que cresce muito rápido.


Para quem leu até aqui

vai um bjo

e

Avante Sempre!!!

6 comentários:

  1. Oi lindona!!! Obrigada!!!

    Acho que ainda não a parabenizei pela gravidez!!!

    Muitas felicidades a você e ao bebezinho que está vindo ao mundo!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. ai que delicia gerar um filho né

    passei por duas experiências máginas e hoje

    tenho saudades do barrigão , mas aqui em casa

    fechamos a fábrica, o maridão operou, as vezes

    ele fala que se arrepende , que a gente junto

    faz filho bonito kkkk tinha que ter mais rsss

    mas eu sinceramente fico somente na saudade e

    zero de arrependimento por ele trer feito a

    vazectomia, sempre quis ter dois filhos e Deus

    me deu um casalzinho lindo , o que posso querer

    mais n[é ??????? e agora meu foco é voltar a

    minah forma de antes e curtir meus filhos como

    uma mamãe saudável !!

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei seu blog, estou de seguindo...eu sou uma tentante....beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal seu post de hoje, isto mostra que ta curtindo muito essa gravidez - ai ai ai me deu saudade do meu barrigao agora - de gravida é claro!!!Mil beijos e curta bastante!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!! Ai tão gostoso ser os acontecimentos da gravidez...dá uma vontade...rsrsrs! Aproveite muito, e cuide-se tá? Quero ver uma mamãe linda e saudavel aqui!

    Bjinhos e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. nossa vc ta gravidaaaaaaaaa nao sabia disso!!que tudo parabens!!!quero ver as fotos do barrigao!!!
    e o blog vai t ajudar na ansiedade ne em tb em continuar comendo bem fazendo ativiade fisica,claro q levando em conta sua gravidez ne?!
    bjokas otimo findi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar !!!